19/06/16

A desvalorização associada às letras e às artes. #day9

Olá meus pequenos rebentos!
Espero que estejam a ter um bom domingo, o meu está a ser excelente!
Quem é que se pode queixar depois de comer uma comidinha de domingo feita pela mami e como sobremesa um geladinho? Além disso há festa na aldeia hoje, literalmente! xD Por isso, hoje promete!!

Não sabia bem sobre o que vos escrever hoje, nem sei se este post vai sair alguma coisa de jeito, mas decidi falar-vos sobre a desvalorização associada às letras e às artes.
Isto existe, meus amigos. Não são coisas da minha cabeça. Deparo-me com isto apartir do momento em que me candidatei a Ciências da Comunicação.
P: "Então aninha, vais seguir o quê?"
R: "Espero entrar em Ciências da Comunicação, é a minha primeira opção"
P: "Ah.... Pois... Não está fácil no país... Essa área está muito sobrecarregada... Se calhar devias ter escolhido outra coisa..."

Opá, é desmotivante sentir o desapoio das pessoas em relação a isto.
Sinceramente não sei se fiz a melhor escolha em ir para  Ciências da Comunicação. Não, ainda não sei se é o que realmente quero ou o que realmente gosto. Mas sei que adoro escrever. Sei que adoro comunicar. E isso já é alguma coisa.
Mas não falemos do meu futuro, nem dos meus anseios e receios porque, sinceramente, isso dá demasiado pano para mangas.

Foquemo-nos na verdadeira questão. Porque é que desvalorizam tanto as letras e as artes? Porque é que acham que a comunicação é algo tão banal assim?
Desvalorizam-nas porque elas estão em todo o lado. Especialmente a comunicação (vou focar-me mais na questão da comunicação porque convivo com ela diariamente).
Hoje em dia é possível comunicarmos com qualquer pessoa, em qualquer lado, a qualquer hora e seja sobre o que for. Tornou-se "básica" ? Não. A comunicação já é básica desde o inicio da humanidade, arrisco-me a dizer que o era antes disso até. A comunicação é um dos pilares da humanidade no seu sentido mais metafórico. E acreditem que até quando não falamos, comunicamos.

Comunicamos com gestos involuntários, expressões faciais e corporais, sons sem significado. Desengane-se que julga que precisamos de falar para comunicar. Vai muito mais além disso. E desengane-se também quem julga que a comunicação é algo secundário na vida do ser humano. Inocentes. Só porque está nas coisas mais simples e mais básicas é secundário e talvez não essencial? Hum. Não. De todo. Se tivessem sido alvos de censura perceberiam o quão é importante a comunicação. O quão importante é podermos expressar-nos livremente. Ah, e não me falem desta censura que se faz sentir nos tempos modernos. Sim, existe censura nesta época. A censura de não podermos dizer exactamente o que pensamos porque nos julgam por isso, porque podem gozar, porque não fica bem. E é por isso que actualmente somos hipócritas, porque não dizemos o que queremos com medo de sermos postos de parte. Porque concordamos com a maioria sempre, porque a maioria é que sabe.
Ok, vou parar de divagar.

Quanto à arte e às letras....
Um amigo meu, pseudo-padrinho e leitor muito assíduo do meu blog (por isso desculpa lá Luís mas vou ter que falar disto, e desculpa por serem dois posts seguidos que não gostas...... pensa positivo, pelo menos dei-te destaque no meu blog xD) disse-me uma vez que isto da poesia e dessas coisas era uma palhaçada.
Uma palhaçada porquê? (Vou pegar em Camões como peguei para discutir isto com ele)
Porque este GÉNIO escreveu uma epopeia em que todas as oitavas rimam através da mesma estratégia ab ab ab cc ?
Ou porque este GÉNIO conseguiu que todos os versos fossem decassílabos e ainda assim rimassem?
Ou porque este GÉNIO além de conseguir que fossem todas oitavas dicassílabas a rimarem todas a mesma maneira ainda conseguiu cantar todos os feitos dos portugueses de uma maneira extraordinária?
Pois. Não há valor para esta arte? Não merece tanto como um quadro numa exposição ? Parem de desvalorizar estas coisas. Ninguém vos desvaloriza se forem médicos ou advogados, mas se for de letras seja escritor ou jornalista já têm uma profissão de importância secundária?
É importante aprender que todos as profissões e todas as áreas são essenciais à sua maneira. É por isso que lá estão e é por isso que existem.
O que éramos nós sem médicos? Nada. Mas se acham que éramos alguma coisa de jeito sem a comunicação social, sem os escritores ou sem os pintores, vocês precisam urgentemente de rever o vosso conceito de importância. Já para não falar dos músicos!

Sim porque a música é uma arte, das artes mais importantes do mundo e porque não chamar a música de ciência? Porque não o fazer quando a música é a arte que move mais multidões neste mundo?

Claro que as ciências exatas são extremamente indispensáveis. Longe de mim dizer que não, quando de facto o  são. Deus nos livre de viver sem as descobertas que a ciência tem feito, de viver sem electricidade e outras coisas indispensáveis que advém da Medicina, Matemática, Física e por ali adiante.

Mas Deus me livre de viver sem as letras e sem a arte. Porque se me tiram isso, tiram-me tudo.
Claro que as letras e a arte não curam doenças, não nos desvendam a origem do mundo nem tão pouco geram eletricidade. Mas não se tornam dispensáveis por isso. E também se quiserem viver num mundo sem arte vão para Marte, porque aqui é impossível. Felizmente saímos à rua e ela está em todo lado, basta olhar com mais atenção.

As letras e as artes não são ciências exatas, mas são as ciências da alma.
Valorizem-nas.


Até amanhã, rebentos.
Beijinhos. <3

2 comentários :

  1. Olá Aninha!

    Parabéns pelo seu Blog Vibrante que ressoa carinho; amizade; alegria; positivismo e principalmente muito amor e respeito ao próximo !
    Desejamos que essa sua energia amorosa ; comunicativa e alegre não se esmoreça e que sim, venha a se amplificar para tudo e todos que estejam ao seu redor e muito mais além... a humanidade precisa disso !

    Nossos Abraços Musicais , foi um prazer estar aqui!

    Muito Além

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Além! Muito muito muito obrigada pelo vosso comentário! Fico muito agradecida que apreciem o meu blog e que de facto eu esteja a partilhar conteúdo que as pessoas gostam de ler.
      Obrigada do fundo do coração!
      Beijinhos <3

      Eliminar