05/07/16

Preciso de um computador! E agora? #day24

Oláaaaa babes!
Vim mais mais tarde, eu seiiiiiii, mas pelo menos não vim tarde de mais. Não sabia bem sobre o que vos falar então decidi usar o meu namorado! eheheh
bricadeirinha!
Já vos disse que o Joel é o Senhor Engenheiro Informático? Pois é.
Licenciado nem há um mês, mas é o meu nerd de eleição. Rsrsrsrs

Há vezes em que nós andamos pela Fnac, Rádio Popular e afins só para ver os computadores mais IN. Só mesmo por diversão.



Muitas vezes eu digo "olha este! Adoro! quero!" e o Joel começa a ser nerd: "Já olhaste bem para as características do computador? E esse processador? não presta." blablablabla
Enfim.
mas a verdade é que ele percebe do assunto, e assim sendo decidi que o post de hoje será uma espécie de post de dicas para comprar um bom computador, ou até mesmo para quem desejar perceber um bocadinho mais do assunto.
Eu juro-vos que ele já me explicou montes de cenas de computadores montes de vezes mas eu esqueço-me sempre! Espero que vocês consigam reter alguma coisa! E lembrem-se: nunca comprem um computador só porque é fininho, bonitinho ou levezinho!
Olhem sempre para as especificações! Comparem modelos, marcas e as características  de cada um para que vos seja possível conseguirem a melhor relação qualidade/preço possível!

Ao nível do processador:

No que diz respeito ao processador há 2 marcas disponíveis: Intel e os outros (AMD).
Como já se devem ter apercebido vou focar-me nos Intel.
Para as coisas do dia a dia (browsing, net, videos, filmes e jogos mais soft) requer no mínimo um processador i3.
Se for uma pessoa mais experiente, como por exemplo editar vídeos, musicas  ou outro tipo de coisas que requerem um poder de processamento mais elevado recomenda-se que optem por um processador i5.
Para os viciados em jogos, apesar da oferta de mercado ao nível dos i5 ser razoável, os processadores i7 conseguem ter uma melhor performance quando se compra o computador com esta finalidade.
Concluíndo, i5 tem uma melhor relação preço/qualidade; i3 é aconselhável para a maioria dos utilizadores e i7 para utilizadores mais específicos.

Ao nível do armazenamento: 

Duas principais categorias:
Pessoas que querem espaço (muito espaço)
Para estas pessoas, nos dias de hoje, no mínimo de 500gb para cima, optando pelos discos HDD (Hard Drive Disk).
 O lado positivo é que conseguem armazenar muito mais do que discos SSD (Solid State Drive) a um preço acessível. O lado negativo é que se tornam mais lentos e mais susceptíveis a danos  (por exemplo numa queda do pc, o risco de se estragar é elevado ao contrário dos dicos SSD).

Pessoas que querem velocidade
Têm que investir mais € no pc, pois o custo GB/€ é muito mais elevado do que os tradicionais HDD, a escolha certa passa por discos SSD pois são muito rápidos no acesso aos dados e na velocidade de leitura e escrita. Por exemplo, para copiar uma pasta que ocupe 20GB no SDD seria uma questão de menos de um minuto enquanto que no HDD seria há volta de 5 ou mais minutos. Já para não falar que o tempo de arranque do sistema operativo com um SDD é muito mais reduzido do que com um HDD.
Como tudo, tem os seus contras sendo estes o seu preço acima da média em relação aos HDD e apesar de serem mais resistentes do que os HDD, o seu tempo de vida útil é inferior.

RAM ( Random Access Memory)

A RAM está para o computador como o tamanho está para as mulheres: 4GB é tudo o que tu precisas e 8GB é mais do que suficiente. (Para entender a piada substituam GB por inches)(Se ainda não perceberam perguntem-me que eu explico xD )


Ao nível dos componentes internos estes são os pontos a ter em consideração, pessoal!
Fico-me por aqui. Espero que tenham gostado desta aulinha básica. eheheh
Deixem os vossos comentários e se precisarem de ajuda  para escolher um pc falem comigo porque eu sou uma expert! ahahah jk. Mas o joel é.
beijocas!!! <3

18 comentários :

  1. Sabe que eu to precisando de um para a faculdade? Me ajudou bastante :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leticia, vi lá no seu blog que você é futura engenheira por isso precisa de ter muito cuidado ao escolher o seu computador! Se precisar de dicas basta pedir, beijinhos :) <3

      Eliminar
  2. Até comprar o meu notebook, fiquei uns dois meses pesquisando porque meu irmao falava as mesmas coisas dos que eu gostava. "Nao presta, nao serve, blábláblá" hahaha
    Adorei a postagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. às vezes é melhor assim... As pessoas escolhem computadores porque são bonitinhos e baratinhos e depois acabam por gastar mais dinheiro porque o tempo de vida util do computador acaba por ser reduzido! É preciso muito cuidado

      Eliminar
  3. rsrs, tem que ter muito quidado quando decide comprar um
    eu estou louca pra comprar um tbm então tenho muito que pesquisa ainda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lanna, se precisar de ajuda é só falar!
      Veja as minhas dicas e tente adaptá-las À sua situação, e pense sempre na situação a longo prazo. Um cumputador que dure menos de 5 anos não presta ou então não foi bem tratado...

      Eliminar
  4. ai eu tambem preciso de um mas nao entendo nada disso meu quando amostro pro meu marido um celular que quero ou um notbook ele fala assim tambem ja viu as configuraçoes ? processador? memoria ? ai eu respondo claro que nao nao entendo nada disso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Momento feminino, é para isso que os maridos/namorados servem rsrsrs
      Brincado, mas tenha em conta o que ele diz porque realmente essas coisas são muito importantes numa compra tecnológica! :)

      Eliminar
  5. Preciso urgente de um computador novo o meu já começou dar PT. Adorei o post <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jaqueline, espero que as minhas dicas tenham sido uteis! Beijinhos

      Eliminar
  6. As pessoas acham que não mas comprar um computador é muito dificil hoje em dia! Há uma infinidade de preços e configurações! Então todo mundo fica bem perdido.
    Por isso adorei esse post, adoro esses posts que nos informam e nos socorrem na hora da indecisão!

    <3 Beijos, Nathy, www.ocaosfeminino.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nathy, fico muito feliz por ter ajudado e que tenha gostado do post! É verdade, comprar um computador é muito difícil pois há muitas mais variáveis envolvidas além do preço e do aspecto exterior do computador !

      Eliminar
  7. Olá ,
    eu também preciso compra o notebook, acredita meu notebook já era, outro também é câmera.
    Muita coisas pata gasta né. :(
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muita coisa... Tenta comparar sempre todas as variáveis, assim quando comprar essas coisas elas terão um tempo de vida útil mais longo!

      Eliminar
  8. Eu tô precisando muito de um pra coisas do blog e também do colégio, seu post foi super útil, entendi mais do que esperava ~risos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Manu! Eu pedi ao meu namorado para explicar de uma maneira em que qualquer pessoa percebesse pois esse era o meu grande objectivo! Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu preciso de um computador tbm. Organizar melhor as minhas coisas. Meus videos, documentos, eu uso o computador do meu marido mas é sempre bom termos o nosso próprio computador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha prespectiva acho que para nós bloggers é essencial ter um pc pessoal! :) <3

      Eliminar