18/01/17

A Planta Milagrosa - Valeriana


Hello babieeeeeees!
Como estão? Tudo up up up? :)
Por aqui tudo bem, um bocadinho cansada mas.... sempre com genica para vos escrever uma coisita ou outra! :p
Sabem o que é que fiz hoje? Cortei o cabelo e pintei (do género da cor que tinha por isso não conta, apenas com mais reflexos xD) mas depois falo-vos melhor sobre isso!

E vocês?
Já participaram no meu passatempo? Eu sei que alguns de vocês já participaram, tenho as minhas fontes... ;) (aka formulário do google que diz quem já participou xD)
E vocês que NÃO participaram? Estão à espera de quê????
Participem no passatempo aqui pois ele acaba já no próximo sábado as 23:59!

Agora, passando a outros assuntos, hoje preparei um chá.
Sentindo-me mais nervosa ou ansiosa, recorro a um grande aliado que é de origem natural!



Sabem do que é que estou a falar?

Ela chama-se Valeriana, tendo como nome cientifico Valeriana Officinalis e trata-se uma planta de uso medicinal  que já é utilizada desdo o tempo dos antigos gregos e romanos. Para mais informações ao nível histórico e mais cientifico podem consultar a wikipédia aqui que, parece-me a mim, ser bastante informativa sobre este assunto.

E vocês perguntam-se, "sim Ana, mas além disso, o que é que ela tem de especial para estares a falar dela?"
Vocês perguntam e eu respondo!

A parte mais utilizada desta planta é a sua raiz, e é neste campo que estou mais familiarizada.
Esta planta é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por ter efeitos benéficos contra a ansiedade.
Devido às suas propriedades soníferas e calmantes a raiz de valeriana  torna-se muito útil para pessoas que sofrem de problemas de sono, como a insónia, ansiedade, epilepsia e stress. Também se mostra muito útil para quem está a tentar parar de fumar, pois acalma!


Como é que vocês podem utilizar a raiz de valeriana? Muito simples.

  • Chá - 
  • Decocção (demonstra-se mais forte do que o chá)
  • Comprimidos
  • Cápsulas
Já experimentei em comprimidos, mas o que tomo mais é o chá!
Querem a receita? ;)


Receita chá de Raiz de Valeriana:

Muito simples!
Eu faço como vinha no pacote que trás a raiz.
Juntar uma colher de sopa de raiz de valeriana para 1 caneca e meia/ 2 canecas de água fervente.
Tapar e deixar ferver por 5 minutos. Coar e pronto, está pronto para beber!


Sinceramente o cheiro não é o melhor, mas habituam-se! O sabor também não é propriamente docinho ou assim, mas quem está habituado a chá não se deve queixar muito!

Acreditem em mim quando digo que resulta e ajuda muito :)

Onde a podem encontrar?
Eu encontrei a raiz de valeriana para fazer chá no Minipreço, custou cerca de 2€ mas a quantidade que trás dá para bastantes vezes! :)



Não se deve utilizar em periodos de tempo muito prolongados, pode-se tomar entre 1 a 3 chávenas de chá por dia!

IMPORTANTE: não deixem simplesmente de tomar este chá, tem que se ir deixando lentamente, dia sim dia não, ou seja, pausadamente, pois caso deixem de tomar repentinamente causa dores de cabeça muito fortes que nem o ben-u-ron vos salva! ;)

Possui efeitos secundários como sonolência e tonturas. Por isso, imaginem que têm um dia importante para o qual estão nervosos: comecem a tomar o chá de raiz cerca de 1 semana antes para o vosso corpo ir relaxando aos poucas e irem perdendo a ansiedade e o nervosismo. Garanto-vos que no dia D vão estão prontinhos e que o stress não vai fazer parte do vosso dia! :)

CURIOSIDADE: A valeriana tem como nome popular "Erva-dos-gatos" sendo que este nome deve-se ao efeitos que ela proporciona aos gatos. Quando em contacto com a planta estes podem experienciar  um efeito excitante e de euforia. Por esta razão recomenda-se que não deixem os vossos gatinhos perto desta planta. :p

Comigo resulta! Se depois experimentarem avisem sim? :p

E por aqui me fico, não se esqueçam de participar no passatempo!
O que acharam deste post? Tentem dar o vosso feedback para eu saber aquilo que preferem que eu fale!
Beijocasssssssssssss <3

29 comentários :

  1. Adorei o texto! Comigo também resulta e concordo com tudo o que foi dito neste post!
    Bisoussss <3

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia sequer mas adorei.
    Segui o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah obrigada! Se experimentares depois diz-me se gostaste! :)
      Segui de volta! :p Beijinhos

      Eliminar
  3. Prefiro lidar com o stress naturalmente, sem qualquer tipo de comprimidos ou até de produtos naturais. Mas reconheço que, para quem realmente não consegue gerir bem o seu nervosismo, é uma boa opção.

    My Own Anatomy ♡

    ResponderEliminar
  4. Sendo produtos naturais não nos faz nada além de bem! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvido falar mas não fazia ideia de que tinha tantas propriedades e benefícios! Obrigado por dares a conhecer!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada estilograda, é o meu trabalho. :) Fico feliz por teres gostado, muitos beijinhos e volta sempre <3

      Eliminar
  6. Tenho medo de usar essas coisas, por mais que sejam naturais...
    Mas gostei da resenha, parabéns ♥
    Beijos!

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maiara, não precisa de ter! Da mesma maneira que você toma um café pode tomar este chá. É 100% natural, apenas tem certas propriedades que por um acaso aliviam a tensão e o stress. Acredite que mal não lhe pode fazer, provavelmente faz-lhe pior um café do que um chá desta planta. ;) Beijinhos <3

      Eliminar
  7. Eu adoro chás, mas nunca ouvi falar dessa planta. Adorei o post

    www.desfilei.com

    ResponderEliminar
  8. Eu sequer conhecia a planta valeriana. Que demais! E esse chá entao...
    To adorando suas postagens ^^

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha ouvido falar dessa planta, mas valeu a dica.

    ResponderEliminar
  10. Ja fiz uso da medicação valeriana e até meu cachorro também. É um bom calmamente, principalmente em fórmula natural. Otimo post!

    ResponderEliminar
  11. Oie
    Não conhecia essa planta, sou péssima quando se trata desse assunto, kkkk.
    Mas parece ser muito boa, tenho que aderir à chás porque ultimamente ando muito estressada, além de eles serem calmantes faz bem à saúde. Ótimo post.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  12. Amei essa erva, já quero...sou muito ansiosa e isso me atrapalha muitooo

    ResponderEliminar
  13. Pense numa pessoa ansiosa, isso mesmo... EU AHAHHA
    Já quero muitooo esse chá <3
    Beijão

    ResponderEliminar
  14. BOm dia, não conhecia esse plantinha mas já apaixonei. Venho de uma família onde pra tudo tem um chá rsss
    Beijos 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderEliminar