25/01/17

Bateria viciada? Veja a solução


Boa noite, meninos e meninas!
Para o serão de hoje trouxe-vos um tema que afeta a maioria da população.
Sejamos graúdos ou miúdos acho que todos podemos relatar que a bateria dos nossos smartphones se porta sempre pior nas alturas em que são mais necessárias.


Imagem do google


Por vezes temos 70% de bateria e achamos que vai durar o dia todo, e passado 10 minutos já está a 30% e começamos a ver a nossa vida a andar para trás.
Muitas pessoas pensam que isto acontece única e exclusivamente porque a bateria está viciada e que não há mais nada a fazer em relação a isso, o que não é verdade.
Muitas das vezes a bateria está apenas descalibrada, e existem vários métodos para que cada um de nós possa calibrar a bateria do smartphone e ter uma noção mais verdadeira da percentagem de bateria que realmente têm.

Sabem o que é uma bateria descalibrada? Este fenómeno acontece quando o sistema do smartphone não tem a percepção real da energia que a bateria possuí.
E este problema tem solução sem recorrermos à substituição de baterias, além disso pode ser feito no conforto do lar.

A seguir, passo a apresentar-vos aquele que julgo ser o melhor método para calibrar baterias. Digo isto porque já o utilizei e funcionou.

1- Passo
Descarregar a bateria até que esta não seja suficiente para que o telemóvel ligue nem que seja por meros segundos, ou seja, deixar a bateria morrer completamente.
Se não tiver tempo para a deixar morrer aos poucos ao longo do dia e pretender calibrar já o smartphone pode-se executar alguns destes passos em simultâneo:

  • ligar o flash
  • reproduzir videos no youtube em qualidade máxima
  • aumentar o brilho do ecrã para o máximo
  • jogue jogos (de preferência 3D)
  • wireless. dados móveis e bluetooth ligados
  • Ter a rotação do ecrã ligada

2- Passo

Após ter a bateria completamente descarregada, é recomendado esperar cerca de 3/4h até voltar a por o smartphone a carregar.
Este passo é muito importante, porque garante que a bateria está 100% descarregada.

3- Passo
Por o smartphone a carregar, deixando-o atingir os 100% sem nunca, em vez alguma, o desligar da tomada.
É preferência que se faça este passo com o telemóvel desligado, e caso não esteja com ele desligado então não o utilize.
Só assim se atinge o sucesso no ato de calibração.

4- Passo
Para quem manteve o smartphone desligado durante o carregamento, devem liga-lo e verificar se está a 100%  bateria. Após isto (e isto vale para ambos, quem optou por ter o smartphone desligado e quem optou por não ter) devem reiniciar o dispositivo e deixar descarregar naturalmente (com os atos do dia a dia). É importante que deixem descarregar até ao fim (apenas neste caso de calibração), já não têm que esperar horas para o voltar a carregar, e quando o ligarem o valor da bateria já irá estar certo com aquele que aparece no ecrã do dispositivo.

São estes os 4 passos para se obter uma boa calibração.
É importante também que percebam que este ato não é para ser feito regularmente.
Ao contrário das baterias alcalinas (baterias do nokias antigos e aqueles telemóveis com teclas que parecem estar num futuro distante) estas baterias de hoje em dia (baterias de lítio) não gostam de ser descarregadas até ao fim. É importante que nunca deixem os vossos dispositivos ficarem completamente sem bateria (a não ser quando é necessário, por exemplo no ato de calibração) pois, caso o façam, estão a tirar ciclos de vida às vossas baterias e caso não saibam, os ciclos de vida das baterias são limitados...

Dica: evitem deixar os vossos smartphones ao calor. Este é o pior inimigo das baterias.


Vocês já experimentaram calibrar as vossas baterias? Se sim, utilizaram este método ou outro? Contem-me as vossas experiências :)
Beijinhos

71 comentários :

  1. Boa noite :)
    Nossa ainda não tinha lido nem ouvido nada a respeito.
    Achei bem interessante. Meu celular tem algumas semanas então não sei quando devo calibrar.
    Haha ja descobri pq minha bateria não dura kk pq o q mais faço no celular é ver vídeos,jogar e a tela no brilho máximo pq não gosto dela escura :(
    Mas ja sei o que fazer quando a bateria der uma pirada.

    Boa noite e seguindo aqui também!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Gi! Quando precisar de dicas esteja À vontade para perguntar.
    Se o telemóvel ainda tem semanas então nao será preciso calibra-lo tão cedo!
    Mais tarde faço um post com dicas para poupar bateria :p
    Obrigada pelo carinho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Marta! :)
    Tem blog para eu visitar?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi linda
    Sou nova no seu blog
    E sim estou adorando
    Adorei seus post...
    Já estou te seguindo beijos.
    Papodabaiana.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lanna! Acabei de te seguir também e de comentar o seu post sobre o outfit para a praia :)
      Espero mesmo que tenha gostado dos post, pois eles são para você e para todos os meus leitores.
      Espero que seja uma leitora ativa e que venha a gostar ainda mais do meu blog!
      Beijinhos linda <3

      Eliminar
  5. Oii.
    Que interessante! Irei fazer isso.

    Seguindo o blog. =)
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kethlyn, que bom que gostou do meu post e que ele foi útil para si. :)
      Também segui o seu blog e quando tiver tempo vou dar uma vista de olhos com mais calma mas posso já adiantar que adorei! Muitos beijinhos linda :) <3

      Eliminar
  6. Muito bacana esse post, não sabia sobre isso de calibrar a bateria. Minha bateria é muito viciada e claro que vou fazer isso jah, adorei, Beijao

    www.maesvaidosas.com.br

    ResponderEliminar
  7. Nossa, já sofri muito por estar na rua e o celular descarregar rápido, senso que ainda tinha bastante carga. Vou fazer isso pra ele voltar ao normal.
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. eu tive que comprar outra bateria porque a minha não durava duas horas... irei usar essas dicas pra que a minha bateria dure mais tempo ♥ amei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuide da saude da sua bateria! Muitos beijinhos e obrigada pelo feedback! <3

      Eliminar
  9. Olá flor!

    Estava precisando dessa dica, meu celular está um louco e eu já tinha desistido. Para mim colocar para carregar antes de acabar estragava a bateria. Você me ajudou bastante, obrigada pela dica.

    Beijos e Sucesso!

    ResponderEliminar
  10. Goostei do post, não sabia dessas dicas, me ajudou, aliás, vai me ajudar ao longo do tempo com meu celular!! a bateria do meu ta quase viciada já kk você me ajudou obrigada!! sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Nossa não sabia nao; a minha bateria ta ruim demais eu coloco pra carregar e na mesma hora aparece 100%
    Me ajudou bastante. Sucesso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito contente por ajudar todas vocês! Às vezes o nosso problema é falta de informação mesmo! Muitos beijinhos

      Eliminar
  12. Adorei as dicas, meu antigo celular tava começando a ficar com bateria viciada. Pena que troquei ele, mas agora vou guardar esta dica no coração, adorei.

    ResponderEliminar
  13. Otima dica, vou fazer passo a passo pra ver se resolve.
    Amei o post

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde flor, cheguei aqui através do blog NOSSA QUE VÍCIO indicando esse post e vou colocar em prática ainda hoje, minha bateria está viciada com toda certeza!

    Um dia de muitas alegrias pra você!
    Beijos 😘

    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Sara Menezes, muito obrigada! siga os passos e (Quase) de certeza que irá notar melhorias na bateria do seu smartphone! Depois deixe-me saber como correu a experiência! Beijinhos! <3

      Eliminar
  15. Oii, Ana, tudo bem?
    Que post útil, amei e o mencionei no meu blog: http://nossaquevicio.blogspot.com/2017/02/projetotemnaweb3.html

    Beijos <3

    ResponderEliminar
  16. Valeu pela dica! Pena que essas coisas nao funcionam muito com Iphone. De qualquer forma, vou tentar! hahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu namorado tem iPhone 5s e funciona, por isso julgo que deve funcionar! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Puxa amada que dica maravilhosa! não sabia! obrigado por compartilhar, beijinhossssssssssssss

    ResponderEliminar
  18. Quantas informações boas e importante que você trouxe, eu sou um pouco desligada nesses assuntos, eu quando vou carregar o meu celular eu não deixo ele descarregar todo, agora sei que temos que deixar descarregar até o fim, obrigada pelas dicas vou seguir a partir de agora, bjs.

    ResponderEliminar
  19. Quantas informações boas e importante que você trouxe, eu sou um pouco desligada nesses assuntos, eu quando vou carregar o meu celular eu não deixo ele descarregar todo, agora sei que temos que deixar descarregar até o fim, obrigada pelas dicas vou seguir a partir de agora, bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucimar, é com muita tristeza que vejo que não leu bem ou não percebeu o conteúdo deste post. Eu frizei no post que nas baterias de hoje em dia é extremamente importante não as deixar descarregar completamente pois as baterias não têm ciclos de vida infinitos. O que disse foi que nas baterias antigas podia-se sim deixar descarregar até ao fim mas não nas baterias de hoje em dia! Espero que tenha ficado esclarecida e que não deixe o seu telemóvel descarregar completamente porque dessa maneira apenas lhe estará a retirar vidas. Boa tarde. :)

      Eliminar
  20. Eu nunca tinha ouvido falar em calibrar a bateria. Os passos nao são difíceis, acho que vou tentar um dia. Por que a minha bateria é muito louca, as vezes eu carrego e uns minutinhos depois ja está em 80% morro de raiva. Gostei da dica

    ResponderEliminar
  21. Essa dica pra mim também é novidade, eu nunca havia ouvido falar. Por enquanto a minha bateria está boa, mais ora rente vou testar tbm.
    Abraços

    ResponderEliminar
  22. Olá Ana!não tinha conhecimento sobre bateria descalibrada,até o presente ainda não tive problemas quanto a isto mas sua informação é muito valiosa e vai ajudar muitas pessoas,Obrigada por compartilhar!Bjss

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Isto vem acontecendo com meus dois celulares,eu coloco pra carregar e logo eles descarregam,isso é muito chato!Eu nunca tinha ouvido falar em bateria descalibrada,mas agora com sua dica vou calibrar as baterias de ambos,quem sabe melhora a situação!Obrigada pela dica!Beijos.

    ResponderEliminar
  25. Oi,
    Será que dá resultado mesmo?
    O celular do meu marido tá com a bateria viciada.
    Vou tentar.
    Boa dica. Gostei muito.
    Abrçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá resultado até porque eu própria já o fiz! Beijinhos

      Eliminar
  26. GOSTEI DO POSTE,DICA MARAVILHOSA,MUITO BOM ESSE POSTE PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderEliminar
  27. Olá Ana
    Ja faço. O pior é a paciência, o corre corre do dia a dia e acabamos deixando pra depois (que nunca vem). Ja comprei uma bateria nova, mas continua com esse descarregamento rapido. Mas acho que esse é o mal do smartphone, ele consome muita bateria. Como agora tenho uma avulsa, carrego nono carregador universal, que acaba dando uma diferença na duração da bateria.
    Abraços

    ResponderEliminar
  28. Eu não uso muito o celular, então não sei se a minha está viciada, mas aqui em casa tem que use e bastante mesmo, vou repassar essa dica que vai com certeza ajudar bastante, gostei do modo que fez a resenha, não deixou dúvidas

    Beijos
    Rafael

    ResponderEliminar
  29. Que bacana não sabia disso, vou testar.

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderEliminar
  30. Nossa que legal isso, não conhecia isso, amei essa dica, vou fazer isso no meu celular!
    Obrigada por partilhar!
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderEliminar
  31. Meu celular antigo tava assim bateria viciada como mexo com vendas comprei outro. Acredita que esse dura um dia e meio e mexo muito com internet nele.. Adorei o post.. show! bjs e sucesso!

    ResponderEliminar
  32. O meu celular anterior anterior ficou com a bateria viciada, acabei trocando, mas gostei muito das dicas, são muito úteis para evitar torcar o celular por conta da bateria viciada.
    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Gostei dá dica, vou testar pra ver se funciona no meu! Pq a bateria do meu esta péssima 😭😭😭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que deve funcionar Thaylan, se fizer tudo direitinho! Beijinhos

      Eliminar
  34. Sempre tive o maior cuidado em não deixar descarregar, ele ficava no máximo 40% e eu ja ia carregar hoje por quasa das redes sociais, chega a 7% e reparei que ele demora a carregar agora!
    amei o post , seu blog é lindo, ja estou seguindo com certeza!
    bjúús

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, não se deve deixar descarregar muito, deve-se evitar isso o máximo possível! :)

      Eliminar
  35. Menina,eu amei a sua postagem!!
    Você nos trouxe informações importantes, pois a bateria de celulares descarregam e muitas vezes mesmo, pensamos que está viciada e agora na sua postagem, aprendi que nem sempre é isso. Excelentes dicas, obrigada por compartilhar e com certeza, ajudará muitas pessoas.Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Magda, vindo de você uma blogueira super bem reconhecida na blogosfera é para mim com enorme satisfação que recebo esse seu comentário! Fico feliz por ver o meu trabalho reconhecido ainda por cima por blogueiras como você! Um beijinho muto grande e muito obrigada :)

      Eliminar
  36. Nossa que bacana!
    Nem sabia que isso era possível.
    Demais! Vou contar pra todos aqui em casa!

    ResponderEliminar
  37. Ameiii a dica não sabia vou colocar em prática bjs

    ResponderEliminar